En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Drómon ou dromo (em grego: δρόμων; romaniz.: drómon , lit. corrida) foi um barco do Império Bizantino, tendo sido uma das peças principais da sua frota até a sua queda em 1453. O quelândio é uma variante de drómon.
O drómon era um barco de três velas triangulares, também chamadas latinas, e duas filas de remadores, que podiam albergar entre 150 e 200 homens, na sua maioria escravos. Estes barcos estavam armados com balistas e máquinas pesadas que projetavam dardos de ferro, além do famoso fogo grego, outra característica do Império Bizantino.
Este barco pertencia à frota imperial de Constantinopla e o seu desenho vem precedido pelo birreme romano, um navio rápido que por sua vez era usado entre os ilírios da costa adriática. Para albergar um número tão grande de homens, tinha uma capacidade de 30-50 metros de comprimento e 5-7 metros de largura.